É, nós sabemos. Não é fácil organizar um canteiro de obras.
Um gestor de obras sabe que, se esquecermos alguma das etapas, o fluxo, a estocagem e o próprio trabalho da equipe será prejudicado.
Por isso, é preciso se planejar. Um canteiro de obras exige precisão, porém deve ser flexível, pois sempre é preciso modificá-lo, para que atenda às transformações que inevitavelmente ocorrem no decorrer da obra.
São muitos desafios. Projetos, regras, leis, contratempos, obstáculos. Está em jogo também o bem-estar da equipe, mas nesse ponto um bom gestor sabe que pode contar com a Ativa Locação para ajudar, trataremos disso mais adiante.
Em síntese: quer saber mais como organizar efetivamente o seu canteiro? Vem com a gente, temos 5 dicas para dividir com você!
1-PLANEJE O SEU CANTEIRO DE OBRAS:
Desenhe. Isso mesmo.
Em primeiro lugar, você vai literalmente “desenhar” o seu terreno e o local onde a obra acontecerá.
Depois determine locais de entrada e saída de veículos; área para descarregamento; armazenamento de equipamentos; e estocagem de materiais.
Por último, estabeleça o barracão e demais instalações provisórias.
Não esqueça também de reservar um espaço para montar a área administrativa e as outras áreas de vivência.
Leve em consideração o número de pessoas participando do projeto.
Pronto! Desta maneira você tem o layout do seu canteiro de obras para auxiliar no fluxo de trabalho.
As tarefas do dia a dia se tornarão mais fáceis, visíveis, proporcionando mais produtividade.
Um layout eficaz é essencial. Ele organiza a logística ao especificar tanto a localização correta de equipamentos e matérias-primas, por exemplo, quanto à disposição física das equipes.
Trata-se de implementar um sistema integrando todos os elementos da obra, reduzindo ao mínimo a locomoção dos trabalhadores, otimizando a produção e simplificando as condições de trabalho.
2 – REGULAMENTE:
Inicialmente identifique a área ideal para a construção do canteiro de obras, visando atender os itens requeridos pelas duas melhores amigas que um gestor de obras pode ter: as normas NR 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) e NBR 1367 (Áreas de Vivência em Canteiros de Obras).
Ambas literalmente servem como guia, apontando o que se deve fazer.
Igualmente com a identificação da área, o próximo passo é verificar se o layout previamente definido para o canteiro de obras está segundo as regulamentações.
Observe também as instalações de hidráulicas (água/esgoto) e elétrica.
Certifique-se do mesmo modo de informações fundamentais como, por exemplo: um toalete portátil é necessário para cada 10 funcionários, enquanto chuveiros são um a cada 10 trabalhadores da construção civil.
Os refeitórios também precisam obedecer às regulamentações em relação a questões sanitárias, principalmente quando a obra lida com materiais e/ou resíduos tóxicos que podem contaminar refeições e alimentos, mesmo sem contato direto.
Por fim, não esqueça que questões acerca do controle de limpeza e organização, o controle de horas trabalhadas, assim como ações para impedir acidentes de trabalho também devem ser regulamentadas com base nas duas normas descritas acima.
3 – ORGANIZE:
De nada adianta ter o local bem-planejado e corretamente regulamentado se ele estiver em constante bagunça.
Por isso, é fundamental que o gestor crie uma rotina de limpeza e organização com a sua equipe, assegurando não somente o andamento da obra, como também o rendimento e até mesmo a saúde dos funcionários.
Por falar em rendimento, você já calculou quanto tempo um operário gasta para ir ao banheiro? Pegue esse tempo e multiplique por duas idas ao dia (no mínimo).
Multiplique então por 24 dias trabalhados no mês, e depois multiplique pelos meses de duração da obra. Você chegará num resultado impressionante.
São horas pagas com produtividade zero. Portanto, o bom gestor sabe que é preciso diminuir ao máximo essa conta. Um toalete portátil perto da equipe de trabalho reduz consideravelmente o tempo de deslocamento.
Tenha certeza: o que você economizará com um banheiro próximo à equipe será muito mais do que o custo da locação do equipamento.
Outro aspecto importante: a sinalização do canteiro de obras deve estar sempre atualizada e clara.
Ela pode agilizar tarefas e solucionar diversas dúvidas, além de alertar para possíveis riscos e recomendações.
Aqui vale ressaltar um aspecto importante: a sinalização do canteiro de obras deve estar sempre atualizada e clara.
Ela pode agilizar tarefas e solucionar diversas dúvidas, uma vez que alerta para possíveis riscos e recomendações.
Outro ponto essencial é sempre manter as zonas de trânsito livres de materiais, entulhos e equipamentos que possam prejudicar a passagem e/ou causar acidentes.
Portanto, fique atento também à logística de armazenamento dos materiais, equipamentos e máquinas.
Armazená-los de forma incorreta pode gerar perdas durante o deslocamento e prejuízos com intempéries. Opa! Olha a Ativa Locação aí novamente aqui pra te ajudar.
4 – PREVINA:
Se até aqui tudo pareceu importante: o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é indispensável.
Ainda que o canteiro de obras seja avaliado como seguro, os riscos de acidentes ainda podem estar presentes de inúmeras formas.
É aí que entram os EPIs, como forma de prevenção adicional.
E acredite, muitas vezes eles podem salvar a sua vida.
Cabe à construtora fornecer gratuitamente todos os EPIs para a equipe (conforme a função exercida por cada um) e ao gestor orientar e treinar os funcionários quanto ao uso, cuidados e armazenamento.
É também papel do gestor organizar periodicamente campanhas internas de conscientização e informação sobre o tema.
5 – DIALOGUE:
A diversidade de profissionais que coexistem em um canteiro de obras requer, de um gestor, uma grande capacidade de comunicação.
Por outro lado, cabe a você abrir espaço para que sua equipe se sinta confortável e confie em sua gestão.
Trocar experiências, compartilhar conhecimento e, principalmente, dialogar.
Mantenha essa relação constante e as situações adversas – que sempre podem ocorrer – podem ser solucionadas de maneira mais tranquila.
Conheça seus funcionários e, sempre que possível, peça por feedback.
Ouça o ponto de vista de cada um e tente encontrar nesses comentários o que manter e o que aprimorar.
Um canteiro de obras se torna por um longo período a segunda casa de todos. São refeições compartilhadas, histórias relatadas e dificuldades solucionadas dia após dia.
Vínculos são criados. Podem ser mantidos para a vida. O diálogo entre gestor e equipe é fundamental para que isso possa ocorrer.
Finalmente o que temos para dizer é que não existe receita perfeita. Algumas estratégias devem ser adaptadas, outras se enquadram bem em qualquer situação.
O fato é que treinamento e competência são peças-chave no decorrer desse longo processo que é um canteiro de obras.
A Ativa Locação, empresa com ampla experiência em toaletes portáteis e containers habitáveis, reforça mais uma dica valiosa: qualificação de pessoal e precisão no processo de entrega.
São características que a tornaram referência no ramo e hoje segue sendo reconhecida como a maior locadora do País.
Então, tem mais alguma estratégia para dividir conosco ou quer acrescentar algum comentário?
Pois fique à vontade para entrar em contato conosco através de nossos canais de comunicação.