Comprar container é uma boa? Tiramos todas as suas dúvidas aqui

09/10/2019 - Por: Ativa Locação - Tempo médio de leitura: 5 minutos

Comprar container marítimo é uma boa opção?

container-maritimo-despeja-lixo-em-lixao-na-georgia-eua
Container marítimo sendo utilizado para o transporte de lixo.

O primeiro tipo é o container marítimo. Você já deve ter visto frequentemente na TV aqueles navios que chegam repletos de containers com produtos do mundo todo.

Eles são feitos de aço e servem para transportar praticamente todo tipo de coisa, de alimentos a eletrônicos, de carros a objetos valiosos.

A princípio, antes de comprar, é preciso saber que os mais comuns são encontrados em duas medidas: 20 e 40 pés.

O primeiro mede em torno de 6m de comprimento por 2m40 de largura e 2m30 de altura.

Já o de 40 pés, mantêm as medidas de largura e altura, porém aumenta para 12m de comprimento.

Apesar dessa enorme versatilidade de espaço, seu tempo de vida é curto, durando entre 10 e 15 anos, devido o desgate natural (clima, maresia, falta de manutenção, etc) que obriga a sua aposentadoria precoce.

E daí o que faz? Joga fora? Nada disso. Vendo essa oportunidade de ‘reciclagem’ o mercado abraçou o container marítimo usado e passou a usar na construção civil.

Mas, aí que tá. Apesar do container ainda ter uma vida útil longa após a aposentadoria do transporte, a questão maior é que dificilmente sabemos sua origem e o que ele transportava.

Pode ser, por exemplo, que ele tenha sido usado para transportar produtos químicos e/ou radioativo.

Por esse motivo, todo container marítimo que se transforma em habitável necessita de um laudo expedido por órgãos regulamentadores (conforme item 18.4.1.3.2 da NR18), autorizando a transformação.

Dessa forma, é melhor contar com containers certificados e que sejam 100% seguros para habitação. Mas como? Explicaremos a seguir.

É melhor comprar módulo habitável?

terceira imagem do artigo comprar container e uma boa
Containers habitáveis da Ativa Locação instalados para a administração de um evento.

À primeira vista, podem parecer iguais, mas o container habitável possui diversas vantagens em comparação com o seu concorrente marítimo.

Por ter materiais mais flexíveis em sua composição, o módulo habitável acaba tornando-se mais prático na hora de montar e desmontar, do mesmo modo, na hora de realizar o acabamento.

O container marítimo por sua vez não é formado de peças. É um bloco único. Já os habitáveis podem ser descontados e acoplados, formando ambientes maiores e se adequando melhor à necessidade de cada projeto.

Podem também ser mais refinados, graças aos painéis termo acústicos, preenchidos com poliuretano e utilizando chapa galvanizada, possibilitando um controle melhor da temperatura interna.

Nesse ínterim, é importante verificar se se o equipamento atende às normas regulamentadoras. Segundo a NR18, os containers e módulos habitáveis precisam ter altura mínima de 2m50.

Caso não seja atendida essa exigência, o responsável pela sua utilização pode ser penalizado com multa, no caso de fiscalização do Ministério do Trabalho.

A vantagem dos módulos habitáveis é que eles são feitos especificamente para esta finalidade, com no mínimo 2m50 de altura, atendendo à norma e montado sobre chassis com colunas desmontáveis, permitindo um melhor acabamento.

Enfim, o Container Habitável pode ser utilizado em praticamente todo tipo de setor, desde a indústria, obras, eventos, na agricultura, espaços temporários e até mesmo para a moradia.

Ele é prático, versátil, atende todas as normas, não necessitando de laudo de vistoria e foi desenvolvido com objetivo de ser habitável, não de transportar cargas.  

Mas, sabendo de tudo isso, ainda fica a dúvida: é melhor alugar ou comprar um container?

Se você pensa em comprar container, continue lendo esse texto.

Antes de mais nada, podemos afirmar que, independentemente da sua escolha, utilizar container hoje é uma opção mais barata e sustentável, reduzindo materiais e mão de obra.

Mas, se você pensa em comprar container marítimo, é preciso tomar uma série de cuidados, incluídos a verificação da procedência, exigência da nota fiscal original, laudos técnicos e todas as minúcias necessárias.

Logo, se analisarmos esse contexto, percebemos que pode ser uma ideia inviável comprar container marítimo.

Por outro lado, com o container habitável você tem a certeza de ter um produto 100% desenvolvido para a habitação que atende todas as regulamentações.

É mais versátil e prático e pode ser utilizado para diversos fins, fixos ou provisórios.

Dessa forma, se você for utilizar para moradia, compensa comprar container habitável, mas se for uma solução temporária, a locação torna-se muito mais viável, economizando tempo e dinheiro.

Assim, quando pensar em locação de container e módulos habitáveis, conte com a Ativa Locação.

Estamos há mais de 20 anos liderando o mercado de toaletes portáteis e containers habitáveis, entregando os melhores produtos com apoio da melhor equipe do segmento.

Fica a dica, antes de alugar, pesquise e só feche com quem realmente entende do assunto.

Na dúvida, conte com quem tem excelência e experiência, fale com a Ativa e faça seu orçamento.