Ícone do site Ativa Locação | Aluguel de Toalete Portátil e Container Habitável

Arquiteto e Engenheiro Civil: saiba as diferenças destes profissionais

O que faz um engenheiro civil? E um arquiteto? Confuso? Vamos tirar as interrogações

A rotina do engenheiro civil envolve muito cálculo, pois é de sua responsabilidade dimensionar esforços e cargas dos projetos arquitetônicos.

É ele quem diz se uma estrutura irá suportar o prédio todo ou a quantidade de veículos que uma ponte aguenta ao mesmo tempo.

Diferentemente do arquiteto, o engenheiro civil lida com obras mais complexas como viadutos, ferrovias, estradas e projetos maiores, e auxilia outros profissionais com sistemas de água, telefonia e eletricidade.

Já o arquiteto trabalha mais com a dimensão de espaços, iluminação, ventilação e materiais utilizados.

É claro que o trabalho do arquiteto não se resume a casas e estabelecimentos comerciais, ele se estende para urbanização, praças, áreas verdes, indústrias e até restaurações.

Arquitetura e Engenharia Civil são profissões que lidam com construções, porém o primeiro é muito mais voltado para as preferências das pessoas, indo para um lado mais artístico e profundamente ligado com as sensações, pontos importantíssimos para o início de um projeto.

Os registros desses profissionais também são controlados por diferentes conselhos, um é o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e o outro o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Arquiteto e Engenheiro Civil são essenciais para o andamento de qualquer obra

engenheiro-e-arquiteto-fiscalizando-uma-obra-823x479px
Obras grandes ou pequenas, estes profissionais são essenciais para o bom andamento de um projeto de construção

Apesar das diferenças, é essencial que ambos os profissionais tenham conhecimento sobre o que o outro faz.

Normalmente, quando pensamos em construir, é comum contratar um arquiteto para fazer a planta e projetar os espaços do imóvel.

O engenheiro civil acaba entrando como responsável pelos cálculos da parte estrutural, vigas, ferragens, colunas e tudo que sustenta o imóvel.

Apesar de tudo, existe uma troca entres estas mesmas áreas e ambos os profissionais, Arquiteto e Engenheiro Civil, acabam sendo responsáveis pelas inúmeras etapas envolvidas na construção.

A própria legislação obriga a qualquer obra  ser acompanhada por ambos os profissionais durante a construção, e os dois são solidários na responsabilidade da segurança e execução do projeto.

Quer cursar engenharia civil ou arquitetura? Na dúvida, curse os dois

FAU-USP-imagem-interna-do-predio-823x479px
Imagem interna do prédio da FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo

A tendência da proximidade entre as duas áreas é tão grande que a própria USP (Universidade de São Paulo) adotou um programa de dupla formação, podendo concluir as duas graduações em apenas sete anos.

São cinco anos no curso de origem, seja ele Engenharia Civil ou Arquitetura, e mais dois anos para que o profissional incorpore à sua bagagem de conhecimento aspectos inerentes e exclusivos à outra área.

O engenheiro aprende história da arte, estética, urbanismo etc, enquanto o Arquiteto aprende a lidar com processos de construção, materiais, ferramentas e conceitos mais técnicos.

Visto tudo isso, concluímos que independentemente da obra, Arquiteto e Engenheiro Civil são profissionais essenciais para o bom andamento das etapas e um acaba complementando o outro.

Seja pela necessidade de um olhar mais humano e artístico ou nos aspectos mais técnicos, eles trabalham em sinergia e são fundamentais para a conclusão de uma obra com segurança e tranquilidade.

E se for começar uma obra, já sabe, conte com os containers habitáveis e toaletes portáteis da Ativa Locação.

São mais de 22 anos de história trabalhando com os melhores produtos e serviços, além de um atendimento exclusivo e diferenciado.

Conheça os nossos produtos navegando em nosso site e aproveite para solicitar seu orçamento.

Sair da versão mobile