Banheiro químico adaptado ou PCD: saiba tudo antes de alugar

19/08/2020 - Por: Ativa Locação - Tempo médio de leitura: 4 minutos

O banheiro químico adaptado é totalmente apropriado para quem possui restrições de acessibilidade.

O fácil acesso à cadeira de rodas, amplo espaço interno e corrimão de segurança, são os diferenciais dele.

O banheiro PcD não é importante apenas para cadeirante.

É muito útil também para quem utiliza próteses, aparelhos ortopédicos ou tem algum tipo de mobilidade reduzida e necessita de apoio, como idosos e pessoas com sequelas de AVC.

Com ele as pessoas conseguem ter maior independência até mesmo em ambientes públicos.

Afinal, PNE ou PcD?

Antes de tudo, o termo PNE foi alterado porque a deficiência não se porta, não é um objeto, a pessoa tem uma deficiência.

Atualmente, o termo oficial e correto PCD foi definido pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito das Pessoas com Deficiência.

As siglas significam Pessoa com Deficiência, assim, fica claro que há algum tipo de deficiência sem que isso inferiorize quem a tem.

Por que é importante ter equipamentos adequados?

Proporcionar acessibilidade e infraestrutura adequada para PcD é fundamental para garantir qualidade de vida e autonomia a elas.

E para que a sua utilização seja adequadamente acessível, é importante que o terreno onde será feita a instalação seja plana, sem inclinações, com rampas de acesso e vão livre para o transporte e manutenção da cabine.

Sempre considere controlar o acesso para evitar o uso de pessoas que não tem se enquadram no perfil PcD.

Esse olhar para as necessidades de todos é de extrema importância em espaços e eventos públicos e privados.

E além de ser obrigatório, o banheiro químico adaptado tem recursos que garantem o conforto e a segurança dos usuários.

Imagem de um toalete portátil PcD Ativa instalado junto a um lavatório portátil.
Toalete portátil PcD instalado junto a um lavatório portátil. Equipamentos da Ativa Locação.

Sorocaba implementou uma lei para garantir as condições de acessibilidade do município.

Através da LEI Nº 11.417, DE 21 DE SETEMBRO DE 2016 a Política Municipal de Acessibilidade tem como princípio garantir condições de acessibilidade ao meio físico edificado, aos transportes, aos serviços de interesse público, e às tecnologias da informação e de comunicação, a todo cidadão residente ou de passagem pelo município.

As vias públicas, os parques e os demais espaços de uso público existentes, assim como as respectivas instalações de serviços e mobiliários urbanos, deverão ser adaptados obedecendo à ordem de prioridade que vise a maior eficiência das modificações, no sentido de promover a mais ampla acessibilidade com base no desenho universal.

Também é lei, aprovada pelo senado federal.

O Plenário do Senado aprovou, em 2019, o projeto de lei que estabelece obrigatoriedade da instalação de banheiros químicos com acessibilidade em eventos públicos ou privados.

O texto determina que eventos desta natureza tenham, no mínimo, 10% das unidades destinadas a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Caso a aplicação do percentual resulte em fração inferior a um, o projeto assegura a colocação de pelo menos uma unidade.

três toaletes portáteis PcD Ativa lado a lado
Modelo adaptado contém alça de apoio nas laterais internas, teto translucido, piso antiderrapante, rampa de acesso e trinco com fechamento automático.

A maior locadora do Brasil oferece os equipamentos mais seguros do mercado.

O toalete portátil PcD da Ativa Locação tem altura de 2m21 e 1m58 de largura e de profundidade, essas medidas permitem a rotação completa (360°) do cadeirante.

Nosso modelo adaptado, além de ser espaçoso, contém alça de apoio nas laterais internas super reforçadas, teto translúcido, piso antiderrapante, rampa de acesso e trinco com fechamento automático.