Alojamento para canteiro de obras: monte o seu com muito mais conforto
Da mesma forma, evita autuações do ministério do trabalho e livra o responsável da construção de uma dor de cabeça maior por conta dessas irregularidades.
Hoje existem diversos tipos de alojamentos para obras, desde os mais simples até outros mais elaborados e com custos diferentes entre si, porém todos eles cumprindo um único objetivo: tornar o espaço de trabalho mais seguro e confortável.
Entre a variedade de modelos, podemos destacar os alojamentos de steel frame, wood frame e container habitável, aos quais iremos conhecer um pouco mais a seguir.
Steel Frame: uma mistura de aço e concreto
O Steel Frame, ou como é conhecido no mundo todo, Light Steel Framing, é produzido de maneira industrial utilizando aço galvanizado e alvenaria para fechar a estrutura.
Após a construção do esqueleto, ela fica com um aspecto aramado, que depois recebe o fechamento com drywall, placas de cimento ou madeira.
Dessa maneira, não se utilizam tijolos e cimento, exceto nas fundações, e, por ser uma construção seca, não gera resíduos.
Em suma, é um método de construção ágil, pois a maioria dos seus componentes são pré-fabricados e possuem peso reduzido, graças ao perfil do aço galvanizado.
Além destas vantagens, também podemos dizer que este material é preciso. Esse é um diferencial importante, que ocorre graças ao processo de fabricação industrial.
A, e tem mais, você reduz custos com mão de obra, transporte e insumos.
Por outro lado, a desvantagem é que ainda é muito difícil encontrar profissionais especializados nesse tipo de construção aqui no Brasil, e, por esse motivo, o investimento acaba ficando mais oneroso que outras soluções disponíveis no mercado.
Wood frame: alojamento confortável, leve e natural
Se no steel frame, o aço galvanizado é o protagonista, no wood frame a madeira é quem sustenta toda a estrutura.
Assim, ele é formado por madeira maciça nas travessas e montante e revestido por OSB, ou Painel de Tiras de Madeira Orientada, feito de lascas de madeira de reflorestamento.
Nos espaços onde é possível molhar, como cozinhas e banheiros, pode-se utilizar placas de cimento para vedar as paredes. Dessa forma você reforça os cômodos mais críticos, garantindo mais segurança e durabilidade.
Uma vez que a madeira é um material renovável e não gera resíduos como construções em alvenaria, esse tipo de estrutura torna-se uma boa opção para quem deseja rapidez, eficiência e sustentabilidade.
A madeira também oferece um ótimo isolamento termoacústico, graças às suas propriedades naturais, evitando investimento com placas isolantes.
Sob o mesmo ponto de vista, as placas OSB também tornam mais eficiente o processo vertical de vedação do alojamento.
No entanto, se seu projeto exigir impermeabilização de 2 ou mais pontos críticos, a concretagem deverá gerar custos extras. Além disso, perde a ideia de reduzir a geração de resíduos.
Fique atento, a umidade é coisa séria! Você deve optar por outro sistema de instalação se o local de montagem for muito úmido, ou receber chuvas frequentes.
Container habitável: o queridinho dos engenheiros
Por fim, apresentamos o container habitável. Podemos dizer que entre todos os tipos de alojamentos, este é o mais eficiente e prático, podendo ser instalado em qualquer ambiente e com zero desperdício de material.
Por ser construído em módulos, ele pode ser feito de qualquer tamanho, conforme a necessidade da instalação.
Ao passo que, por ser extremamente versátil, muitas pessoas optam por alugar o container, principalmente quando utilizado em alojamentos temporários.
Além do mais, você pode escolher o acabamento ideal ainda no processo de contratação.
Vestiários com chuveiros, banheiros completos e ambientes climatizados com ar condicionado podem ser acoplados ao seu projeto com um simples pedido ao vendedor.
Sem dúvida, a facilidade é o ponto que mais atrai os construtores, visto que ele pode ser montado e desmontado no local, utilizando pouco material e podendo ser facilmente transportado para outro ambiente.
É possível encontrar também uma opção semelhante aos módulos habitáveis, o container marítimo. Já explicamos a diferença entre eles no artigo “Container marítimo ou container habitável: qual é melhor?”
O container habitável é uma ótima opção de alojamento para canteiro de obras, pois utiliza material reciclável e são fabricados com tecnologias inovadoras, respeitando as normas ambientais, prezando pela segurança e qualidade.
Segurança e conforto, conforme orientações das normas regulamentadoras
E por falar em segurança, todos os containers habitáveis da Ativa Locação seguem à risca a norma regulamentadora dezoito (NR18) e vinte quatro (NR24), que determinam todas as exigências para o empregador manter as condições ideais de trabalho ao ar livre.
Só para exemplificar, elas exigem que toda a parte elétrica seja protegida e as instalações sanitárias e hidráulicas sejam adequadas.
Ainda sobre as regulamentações, elas também enfatizam que é preciso ter um sistema completo de segurança e saúde, com orientações sobre ambiente saudável, higiene pessoal e descarte correto do lixo.
Tudo para manter a saúde e integridade dos trabalhadores, reduzindo riscos e delegando responsabilidades.
Monte conosco o seu alojamento para canteiro de obras
A Ativa Locação é líder no mercado de toaletes portáteis e containers habitáveis, com equipe de profissionais que realmente entendem do assunto.
Leve a sério a segurança do seu canteiro de obras. Confie sua equipe a quem está há mais de 24 anos atendendo grandes obras Brasil afora.
Com certeza a qualidade dos nossos alojamentos para canteiro de obras será o assunto entre seus colaboradores. Faça um orçamento, ou entre em contato por meio de nossos canais de comunicação.